Com o passar dos anos, o setor de eventos segue como peça-chave para o pleno desenvolvimento econômico, social e cultural do país, possibilitando a geração de fluxos turísticos e de negócios, a divulgação de novos produtos e serviços, a manutenção do patrimônio cultural e favorecendo o fortalecimento de networking, entre outras atribuições.
No segmento de alta renda, eventos de luxo têm frequência e investimento alto, o que faz com que este mercado seja especialmente atraente. E foi de olho no topo da pirâmide desse segmento que a URM | Faculdade Roberto Miranda elaborou o curso MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo®.
Organizar um evento de grande magnitude e com requinte é de fato uma tarefa árdua e requer bastante expertise. Leia este artigo para saber como este curso pode ser o seu grande diferencial competitivo. Acompanhe!
MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo®: características do segmento
Sabe-se que a realização de eventos está entre as mais importantes ferramentas estratégicas de relacionamento e consolidação de negócios. Além disso, a gestão de eventos, desde sua concepção, seu planejamento e execução impecáveis, envolve um amplo espectro de conhecimentos.
O espectro de atuação do profissional de eventos é vasto, abrangendo desde a criação de experiências e momentos únicos, como em festas de debutantes e casamentos, até a promoção e apoio a ações de marketing, vendas e comunicação.
Existem, de fato, eventos para todo o tipo de público, e aqueles que oferecem as melhores oportunidades tendem a ser direcionados ao público de alta renda. Para garantir o sucesso nesse exigente e exclusivo mercado, é imprescindível impactar os presentes por meio de uma experiência de caráter exclusivo.
As marcas de luxo consideram o investimento em eventos como prioridade em seus budgets de marketing, devido à possibilidade de gerar uma relação emocional entre o cliente e a marca.
O grupo LVMH investe grande parte de seus 9.5 bilhões de euros de verba de marketing na produção de eventos únicos, exclusivos e de elevado grau de complexidade.
O MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® da URM | Faculdade Roberto Miranda foi desenvolvido para o profissional que deseja acessar esse mercado de forma segura e assertiva, oferecendo aos participantes as ferramentas e a expertise necessárias à gestão de eventos complexos e exclusivos, incorporando todos os elementos e conceitos do luxo.
“Poucos profissionais do mercado de eventos estão preparados para atender às demandas dos clientes de alta gama” afirma Roberto Miranda, Reitor da URM e criador do programa.
Vale lembrar que o segmento como um todo apresenta números expressivos, oferecendo campo fértil para a criatividade e inovação, além de possibilitar altos ganhos, especialmente neste momento de retorno das atividades que haviam sido suspensas por conta da pandemia do coronavírus.
Características do MBA Gestão de Eventos
O MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® tem como objetivo abordar o conjunto de experiências profissionais essenciais ao produtor de eventos de alto padrão, buscando o aprimoramento e consolidação de habilidades, competências, e principalmente atitudes exigidas e esperadas por esse público tão específico.
O curso oferecido pela URM | Faculdade Roberto Miranda forma profissionais capazes de efetuar planejamentos para vários tipos de eventos, sempre valorizando uma visão ampla, contemporânea e crítica do nicho, a fim de tornar viável o ingresso nesse mercado cada vez mais exigente.
Em suma, o objetivo central do MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® é promover uma visão muito bem estruturada de conceitos mercadológicos e comunicacionais do setor de eventos e cerimoniais de luxo, capacitando o aluno egresso ao desenvolvimento de planejamentos adequados às demandas que o mercado exige.
MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo®: programa
O MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® conta com um corpo docente extremamente qualificado. Confira a seguir alguns dos profissionais:
Cláudia Matarazzo – Jornalista e especialista em etiqueta e comportamento, exerceu, de 2007 a 2014 , a Chefia do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável por todo o planejamento de eventos do Governador. Autora de 18 livros sobre comportamento, moda e inclusão social, ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo e hoje escreve para vários veículos de comunicação. É também Consultora de Comportamento na Rede Globo.
Roberto Cohen – Especialista do setor Cerimonial, já passaram por suas mãos grandes figuras da sociedade como Mirtia Gallotti e Família Matarazzo, expoentes da moda como David Azulay (Blue Man) e Mary Zaide (Essencial), além de personalidades do entretenimento, como Carolina Dieckmann, Kelly Key, Zeca Pagodinho, Latino, Fátima Bernardes e William Bonner.
Chris Ayrosa – Criou há 28 anos o atelier de cenografia que leva o seu nome e reúne mais de 40 profissionais de diversas formação, arquitetos, jornalistas, artistas plásticos, designers gráficos e publicitários, que trabalham sob sua liderança em busca de um objetivo único, usar a cenografia como ferramenta de sedução e “design de experiência”.
Ivan Martinho – Administrador de empresas especializado em Marketing, atuou como Vice Presidente de Vendas & Marketing da Traffic Sports por seis anos. Antes disso passou por empresas como T4F, Michael Page, Vivo e Ambev. Ivan também atua como professor dos MBAs de Marketing esportivo da ESPM e Trevisan.
Marcia Possik – Advogada, também é sócia-fundadora da Marriages, empresa que se tornou referência na sociedade paulistana no ramo de festas de casamento. Foi colunista e colaboradora de mais de 40 veículos de comunicação.
Cristiane Pileggi – No início criava Projetos de Festas com decorações super elaboradas, mas com o passar dos anos, seus fiéis clientes começaram a solicitar que ela organizasse todo tipo de Evento (casamentos, 15 anos, Bar e Bat Mitzvah, aniversários etc.), fazendo com que sua empresa “Cristiane Pileggi Festas e Eventos” passasse a oferecer os dois serviços: decoração e assessoria de eventos. Conta com várias matérias em jornais, televisão, revistas, livros. Dlogs documentaram as mais de 1000 festas já realizadas.
Julian Conde – Há 27 anos no ramo de shows e eventos, começou a carreira com gravação ao vivo de áudio de shows e programas de TV para Cds e Dvds com Unidade Móvel de Áudio. Participou de gravações de shows como : Tim Maia, Seal, Rolling Stones, Red Hot Chilli Peppers, Carnaval Rio e SP, Men at Work, e foi responsável pela produção da turnê Nossa História, de Sandy & Júnior, em 2019. Foi roadie de algumas bandas, e fez a direção de palco em festivais como: Claro que é Rock, Skol Beats, Nokia Trends, entre outros.
O conteúdo programático é voltado para o planejamento, organização, direção e controle de variáveis características do setor de eventos corporativos, sociais, esportivos, culturais e outros.
O programa do curso contempla as seguintes áreas:
- Concepção de eventos exclusivos;
- Captação de recursos, montagem e infraestrutura;
- Arquitetura e acessibilidade;
- Segurança e logística;
- Planejamento de eventos complexos;
- Shows e grandes eventos musicais;
- Eventos esportivos;
- Megaeventos;
- Cerimoniais de luxo;
- Protocolos e outras culturas;
- Casamentos de luxo;
- Gestão profissional de empresas de eventos.
Luxury Event Management Summit® – Los Angeles
Além da qualificada grade curricular, o MBA – Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® também inclui uma experiência mais que especial: uma extensão internacional em Los Angeles, nos Estados Unidos, junto com a festa do Oscar®, um dos eventos de luxo mais importantes e prestigiados do mundo.
Realizado entre os dias 8 e 10 de março de 2024, o Luxury Event Management Summit® reunirá em Hollywood, na véspera do Oscar®, organizadores de eventos sêniores para poderosos insights da indústria do cinema, entretenimento e eventos sociais.
O programa contempla os seguintes tópicos:
- Grandes premiações do planejamento à ação;
- Visita técnica ao Oscar®;
- As festas ao redor da premiação;
- Avant premières;
- Eventos corporativos de luxo;
- Buffets e banquetes em grande escala;
- Mini-weddings;
- Cerimônias em hotéis;
- Casamentos outdoor;
- Nova tecnologias para eventos;
- Gestão de empresas de eventos de alta performance;
- Internacionalização.
Para mais informações sobre matrículas, mensalidades e demais assuntos a respeito do curso MBA Gestão de Eventos & Cerimoniais de Luxo® da URM | Faculdade Roberto Miranda, entre em contato conosco e faça parte do nosso seleto grupo de alunos!