Para quem pensa em trabalhar com arquitetura de luxo, nada é mais importante do que estar a par das principais tendências e ao mesmo tempo saber como unir as exigências da estética contemporânea com funcionalidade e requinte.
Pensando nisso, a URM | Faculdade Roberto Miranda está promovendo a quarta edição do Luxury Architecture Summit® Milan 2022, evento que será o ponto de virada em sua carreira.
Arquitetura de luxo: conceito e aspectos
A arquitetura de luxo pode ser definida pelo uso de materiais de alto padrão, desde a concepção inicial do projeto até sua finalização. Podemos observar que neste tipo de arquitetura predominam elementos como:
- Mármores gregos, italianos e espanhóis: Bianco Carrara, Piguês, Travertino, Sivec, Calacata, Crema Marfil ou Crema Marfim, Thassos, Botticino, Ônix, Nero, entre outros;
- Madeiras nobres: cumaru, peroba rosa, jatobá, cedro, jacarandá, carvalho, entre outras;
- Metais premium;
- Revestimentos cerâmicos premium, como os da marca Portobello;
- Revestimentos tradicionais como ladrilho hidráulico, produzido artesanalmente;
- Bancadas e pias em quartzo ou Corian®;
- Projeto de iluminação;
- Conforto acústico e térmico;
- Projeto de som;
- Uso de mobiliário assinado por artistas ou arquitetos, como Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Charles & Ray Eames, Eero Saarinen, entre outros.
É justo afirmar que o luxo vai muito além do que conseguimos ver no ambiente de forma superficial, pois dentro da definição do segmento há também uma série de questões, conceitos, aspectos culturais e técnicas distintas.
Sendo assim, o que se espera de um profissional dedicado à arquitetura de luxo é que apresente um diferencial em seus projetos, capaz de proporcionar uma experiência com exclusividade e autenticidade.
Esta vertente da arquitetura prioriza sobretudo elementos de alta qualidade, mas não se limitando somente aos materiais. Isso porque os pontos que compõem o mercado de luxo esbarram em muitas concepções pessoais, priorizando a experiência acima de tudo.
É necessário que o profissional saiba como lidar com diferentes perfis, com gostos e preferências distintas, mas com um mesmo nível de exigência.
Ou seja, um cliente pode preferir ambientes maximalistas, com mobiliário extravagante, mix de estampas e texturas. Por outro lado, há clientes mais adeptos ao conceito minimalista, que podem preferir a neutralidade e a monocromia nos ambientes. E ambas as situações podem contar com elementos tradicionais da arquitetura de luxo.
Vale ressaltar que tudo o que envolve estética é fluído. Tendências podem ir e vir, mas clássicos sempre serão clássicos. Portanto, é fundamental que o profissional tenha um olhar treinado, esteja antenado com as culturas, os costumes e saiba como sugerir e combinar diferentes conceitos.
Por que estudar arquitetura de luxo
A arquitetura voltada para o mercado de luxo é uma realidade em todo o mundo e está em processo exponencial de desenvolvimento. De fato é bastante alta a procura por profissionais que sejam capazes de desenvolver projetos de alto padrão e captar aquilo que o cliente exige.
De olho nessa necessidade, o Luxury Architecture Summit® Milan 2022 tem como objetivo promover uma visão de projeto direcionada ao exigente mercado de luxo, levando em conta suas necessidades e usos, para a elaboração de projetos arquitetônicos que estejam em conformidade com as expectativas do nicho.
Massimiliano Fuksas, Karim Rashid, João Armentano, Patrícia Anastassiadis, Marcio Kogan e uma constelação de arquitetos e designers famosos fazem parte do corpo docente da URM.
Ao final dessa experiência, os alunos serão capazes de aplicar procedimentos e conceitos de altíssimo requinte em projetos variados. Além disso, a vivência em uma das cidades mais sofisticadas do mundo proporcionará ao profissional um panorama global e multicultural do atual mercado de luxo ligado à arquitetura e interiores.
O que é o Luxury Architecture Summit® Milan
De dois em dois anos, o Luxury Architecture Summit® Milan reúne profissionais renomados da arquitetura e do design de interiores mundial em um evento bastante completo e imersivo.
As edições contam com aulas exclusivas, painéis de discussão, tendências e insights sobre o futuro do mercado de arquitetura de alta gama.
Realizado desde 2015, este Summit já reuniu professores de Chicago, Texas, Paris, Barcelona e Milão. O resultado sempre foi uma incrível troca de experiências e de conhecimentos valiosos.
Além disso, o Summit conta com visitas técnicas guiadas, tours culturais e alta gastronomia. De fato, trata-se de um encontro único e inesquecível.
As edições anteriores ocorreram nos seguintes locais:
- 2015 – Armani Hotel Milano;
- 2017 – Four Seasons Hotel Milano;
- 2019 – Armani Hotel Milano.
Programação do Luxury Architecture Summit® Milan
O Luxury Architecture Summit® Milan 2022 acontecerá em 4, 5 e 6 de Junho de 2022 (Salone del Mobile). Será um evento bastante completo e pretende passar por uma variada gama de conceitos e possibilidades. A programação contempla os seguintes tópicos:
- Uma retrospectiva histórica da arquitetura de luxo;
- O novo consumidor do luxo;
- Arte na arquitetura de luxo e design de interiores;
- Arquitetura em ambientes extremos;
- Construindo em Marte;
- Conciliando tradição, tecnologia e luxo;
- Visitas técnicas.
A programação oficial dos três dias acontece entre 09h e 18h. Já a programação social, que é opcional, ocorre todos os dias ao longo do Summit, das 19h às 21h.
O que fazer em Milão
Milão é sem dúvida uma das cidades mais charmosas da Itália. Referência mundial em elegância e requinte, foi fundada em 590 a.C. e é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Atualmente ela representa um dos principais centros de atividade industrial, comercial, financeiro e universitário da Itália.
Confira a seguir alguns dos passeios mais atraentes da “capital da moda”:
Piazza e Catedral Duomo
Uma das principais praças italianas, fica bem no centro de Milão. Ela abriga o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II. Uma das marcas registradas da praça e da cidade é a Catedral Duomo di Milano, construída entre 1386 e 1813.
Teatro Alla Scala de Milão
Trata-se de um dos melhores teatros de ópera do mundo. Toda sua exuberante construção, que data de 1778, foi feita para substituir o antigo Teatro Regio Ducale, que foi destruído por um incêndio.
Quadrilátero da Moda de Milão
Trata-se de um complexo de lojas que engloba as ruas Alessandro Manzoni, Venezia, Della Spiga e Via Montenapoleone. Nessa região da cidade é possível encontrar as mais renomadas grifes.
Castelo Sforzesco
Símbolo da história e da cultura da cidade, sua construção data do século XV e era habitada pelo Duque de Milão, Francesco Sforza. O castelo já passou por inúmeras mudanças até chegar àquilo que se observa nos dias atuais.
Parque Sempione
Bem atrás do Castelo Sforzesco há um parque lindo que é denominado Sempione. No passado, ele era o jardim do referido castelo. Logo, só era frequentado pela família real. Hoje, ele pode ser visitado por qualquer pessoa.
Galeria Vittorio Emanuelle II
Essa galeria liga a Praça Duomo à Praça Scala e, assim, forma um octógono no centro, o qual tem uma cobertura de ferro e vidro bastante luxuosa. Durante a Segunda Guerra Mundial, o lugar foi quase todo destruído, hoje em dia a galeria foi reformada e abriga muitas lojas de marcas famosas e excelentes cafés e restaurantes.
Milão: famosa na arte, moda e arquitetura
Para quem pretende expandir seus conhecimentos acerca do mercado de arquitetura de luxo e ampliar a vivência com culturas diferentes, o Luxury Architecture Summit® Milan 2022 é com certeza o destino certo.
Sem dúvida essa experiência será capaz de mudar sua vida e sua percepção do que é o segmento de luxo no universo da arquitetura. Quer saber um pouco mais sobre Summit e sobre a URM | Faculdade Roberto Miranda? Confira nossa apresentação e prepare-se para uma viagem maravilhosa!