No Brasil, o setor de hotelaria segue em franca expansão e um dos segmentos cruciais para esse crescimento sustentável é a Arquitetura Hoteleira, uma das especialidades oferecidas pela URM | Faculdade Roberto Miranda com um curso de pós-graduação exclusivo.
Esse crescimento do mercado hoteleiro demanda a expertise de uma série de profissionais para que se busque meios de hospedagem cada vez mais atraentes e competitivos.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre a Arquitetura Hoteleira, o curso oferecido e as oportunidades que esta incrível área pode proporcionar. Boa leitura!
Arquitetura Hoteleira no Brasil
Podemos não pensar nisso o tempo todo, mas a verdade é que cada construção que vemos tem uma história, um conceito e muito estudo para sua realização. E quando o assunto é arquitetura hoteleira, isso se torna muito evidente.
Em um hotel de alto padrão, tudo deve fazer sentido. O formato específico de uma estrutura ou o porquê das janelas serem redondas ao invés de quadradas são definidos pelo arquiteto, sempre com a finalidade de harmonizar elementos e agregar valor à experiência de quem se hospeda. Mais do que isso, o arquiteto de hotéis precisa entender profundamente do negócio hotelaria, proporcionando uma operação mais eficiente, capaz de rodar com uma estrutura enxuta.
Quando falamos em arquitetura hoteleira no Brasil, os exemplos de excelência são vários, afinal, temos por aqui projetos assinados por nomes de relevância internacional como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Roberto Burle Marx, Philippe Starck, Jean Nouvel e Ruy Ohtake.
Para se ter uma ideia do tamanho do segmento nos dias atuais, a oferta hoteleira no Brasil deve aumentar de forma significativa nos próximos três anos, conforme aponta o Panorama da Hotelaria Brasileira, organizado pela HotelInvest, empresa referência em assessoria de investimento hoteleiro.
Entre 2023 e 2026, 124 projetos hoteleiros abrirão as portas, conforme aponta o levantamento. Somadas, essas construções representam cerca de R$5,3 bilhões em investimentos no setor. Com isso, 18 mil novos quartos serão acrescentados ao inventário nacional.
Arquitetura hoteleira: principais aspectos
Projetos de arquitetura hoteleira se caracterizam pela atenção total aos usuários, muito mais do que a arquitetura residencial convencional. Aliás, não seria exagero afirmar que projetos que envolvem hotéis são, de fato, os mais complexos. Isso significa que empreendimentos assim devem ser pensados e projetados como uma mentalidade industrial, levando em consideração tópicos como estoque, produção, montagem e entrega, além de toda a experiência estética.
Os projetos de hotéis vêm sofrendo constantes mudanças com o passar do tempo. Nos anos 1990, por exemplo, houve a febre de padronização dos hotéis urbanos, o que resultou em quartos idênticos nas grandes metrópoles mundo afora. Dessa experiência surgiu o boom da arquitetura de interiores mais minimalista.
No fim da década, o projeto do hotel Paramount de Nova York foi um grande marco para uma revisão expressiva no ramo. O arquiteto Philippe Starck, que assinava o projeto, defendia a ideia de que o quarto de hotel fosse mais do que um lugar para dormir, e que por isso precisaria trabalhar com a memória afetiva das pessoas e incorporar aspectos culturais da região onde se localiza.
Com o sucesso do Paramount, a partir dos anos 2000, vários hotéis ao redor do planeta passaram a apresentar uma assinatura local. Aliás, hoje em dia é comum encontrar projetos hoteleiros que tentam recuperar o papel que os hotéis tinham nas décadas de 1940 e 1950, quando concentravam nos seus bares e restaurantes encontros casuais, festas de formatura, casamento e eventos requintados.
Já com a popularização do que se chama de hotelaria business, muitos hotéis se tornaram somente um local para dormir e tomar banho, tendência esta, revertida drasticamente com a pandemia que exige dos hotéis espaços versáteis para trabalho remoto. Com isso, temos visto uma explosão na procura por retrofits, melhorando os espaços de trabalho e convivência, um campo fértil para arquitetos hoteleiros. Trata-se de um formato que vem sendo explorado em todas as partes do mundo e ainda tem muito para ser aprimorado.
Pós-Graduação em Arquitetura Hoteleira®
De olho na necessidade de aprimoramento e estudo acerca do ramo hoteleiro dentro do nicho da Arquitetura, a URM | Faculdade Roberto Miranda oferece um curso de pós-graduação exclusivo, voltado para a excelência do profissional que já atua ou pretende ingressar na área. Afinal, estamos falando de um nicho em constante expansão e repleto de detalhes que podem impactar diretamente no desempenho do setor.
O curso é voltado para arquitetos, engenheiros, designers e consultores que procuram um conhecimento profundo sobre meios de hospedagem. A programação conta com os seguintes tópicos:
- Visão global do Negócio de Hospedagem;
- Modalidades e Categoria de meios de hospedagem;
- A arquitetura com foco na Hotelaria;
- Arquitetura Funcional e Interiores;
- Projetos de Hotéis de tarifário econômico;
- Projetos de Hotéis de Luxo e Superluxo;
- Projetos de Villas e Condo-Hotéis;
- Adequação ambiental e Sustentabilidade/Hotéis Verdes;
- Projetos de Acessibilidade;
- Infra-estrutura de Lazer e Entretenimento;
- Projetos especializados para áreas esportivas;
- Projetos de campos de golfe;
- Procurement e contratação de obras e serviços;
- Casos de sucesso.
Com duração de três semestres (432 horas/aula), quatro intakes anuais, as aulas são às terças-feiras, além de um sábado por mês.
Para alunos de outros estados, as aulas são de final de semana a cada 60 dias, além de uma imersão de cinco dias no final de cada semestre. Neste caso, o curso tem duração de quatro semestres. Para outras informações, acesse o link de inscrição do curso de Pós-Graduação em Arquitetura Hoteleira® .
Extensão Internacional em Nova York
Além da pós-graduação em si, a URM | Faculdade Roberto Miranda também dispõe de uma extensão em Nova York, junto com a BDNY (Boutique Design New York), uma das maiores feiras de hotelaria do mundo.
A terceira edição do Luxury Hotel Architecture Summit® traz embarcada toda a experiência da URM Summits® em mais de 10 edições internacionais de eventos educacionais para alta gama.
A extensão conta com aulas e painéis de discussão repletos de insights e modelos de sucesso a serem seguidos. Trata-se de uma jornada em busca de soluções inovadoras, por meio de visitas técnicas guiadas exclusivas aos hotéis mais disruptivos de Nova York e entradas VIP à BDNY, tudo acompanhado de experiências gastronômicas e culturais inesquecíveis.