Ele se formou em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Reggio Calabria em 1986 com nota 110 e louvor, além da dignidade de publicação; ele se formou com Eugenio Battisti, Alessandro Anselmi e Franco Purini.
É autor de números “livros da notável importância conceitual e da forte gripe no piano da estética”, como disse Franco Purini.
Tra gli altri, Alfabeti d’Architettura; Il Gorgo e la Rocca, entre Scilla e Cariddi territórios da mente; Colonne Estilado; Arquitetura Global; Arquitetura &; L’architettata mano, Pentedattilo palmo di pietra; Fata Morgana ou la città riflessa; Saul Greco, o scatto angolare; Eugenio Battisti, Intorno all’architettura; À carta do Pane; Arquitetando-Artichettando; Arquitetura Animale; Corpo e Arquitetura ou de Fabrica Humana; Radiolar City e L’Archikoltura; I Guardiani dell’Orizzonte, Antropometrie e corpi misurati; Cinquanta6dime; Il ponte Incontinente, no Stretto di Messina a aventura de um arquétipo e a condensação de um símbolo; La palazzata Bifronte per la BAAM (Biennale di Arte e Architettura del Mediterraneo)
Participou da Biennale di Architettura di Venezia em 1985 e, oportunamente, da Triennale di Milano.
Teve uma conferência em todo o mundo, e recentemente na China, em Kunming, em São Paulo do Brasil e na Facoltà di Architettura di Damasco.
Responsável científico por vários Workshops internacionais que viram coinvolti artistas e arquitetos de fama, entre eles: Alfabetos de Architettura, em “Conversaciòn de Architectura”, Università Simon Bolivar, Caracas, 1996; Utopia Globalista em Madrid, junho de 2003; Workshop Internazionale di architettura, com sede em Barcelona Kobenhaven, Helinki, Kingston, Reggio Calabria, Roma, San Sebastian, Estocolmo, Stuttgart, Veneza, setembro de 1995; Mito e Ciência, Universidade de Messina, 1997; Seminário Especial com Paolo Soleri, Arcosanti e Cosanti, 10-23 de fevereiro de 2002; Com ACMA, Seminario Internazionale di Valparaiso, Cile 12-22 gennaio 2000; Workshop Internazionale, Natura e Architettura, projetado em Luoghi Estremi, com ACMA, Patagônia, 23 de janeiro, 2 de fevereiro de 2000.
Seus estudos e projetos publicados nos maiores rios especializados em settore se concentram no relacionamento com arte, arquitetura e cidade. È in copertina su “Modo”; “D’Ars”, “Controspazio”; “Ligado desligado”. “Grande Bazar”.
Pierre Restany convidou a redação de D’Ars com a rubrica Architettura e Strategie del territorio, e ele colaborou entre 1987 e 2003.
Ele foi idealizado por outros da revista internacional da Utopie “Oz”.
Foi no comitê científico da revista Ananke dirigido por Marco Dezzi Bardeschi, e no comitê científico da collana Architettura e Conservazione dirigido por Alessandro Castagnaro.
Diretor científico e idealizador da Collana di Studi Utopici ÈUTOPIA, por Timia edizioni, Roma; no comitê científico: Enrico Baleri, Bruno Barla, Alessandro Castagnaro, Richard England, Alberto Fiz, Antonella Greco, Ugo La Pietra, Luigi Prestinenza Puglisi, Franco Purini, Delfin Rodriguez Ruiz, Antonino Saggio, Denis Santachiara, Kim Veltman.
Ha fatto parte del collegio dei docententi nel Dottorato di Palermo sul Restauro del Moderno direto de Pasquale Culotta. E sucessivamente del Dottorato em Architettura di Reggio Calabria pomba ha guidato numerosos tesi di dottorato. Faz parte do Comitê Técnico Científico da Academia de Belas Artes de Reggio Calabria.
É o promotor da conferência de Laurea Honoris Causa in Architettura a Mimmo Rotella na Facoltà di Architettura di Reggio Calabria e para a ocasião redige la Laudatio.
É autor de numerosos projetos e realiza a Casa della Memoria como Fondazione Mimmo Rotella em Catanzaro. Idealizador e curador de mostre, participou de numerosos concursos de progettazione e é classificado no segundo posto da sistemazione del Waterfront di Reggio Calabria, projeto vinto de Zaha Hadid. Foi idealizador e promotor de Massimo Giovannini e Renato Nicolini, pela cidade regina, de Baam: Biennale di Arte e Architettura del Mediterraneo di cui è Direttore per il Settore Architettura; convite 20 dos maiores arquitetos nacionais e internacionais para projetar a Palazzata Bifronte: Zaha Hadid, Alessandro Anselmi, Paolo Soleri, Clorindo Testa, Franco Purini e Laura Thermes, Ugo La Pietra, Denis Santachiara, Patricio Pouchulu, Vittorio Giorgini, Dimitri Antonakakis, Bruno Barla, Alberto Cruz, Andrea Branzi, Vito Acconci, Lebbeus Woods, Nox, Richard England, Paolo Portoghesi.
Espone In Carte di Pane al Museo Archeologico di RC; e cura la mostra NOSTOS il ritorno dei guerrieri di Riace nella medesima sede.
Pela Eurolink-Sina projetou a sistemazione del Centro Direzionale para a Ponte sullo Stretto di Messina versante calabro.
Da sempre interessado no mito nas diversas declinações propostas até 1995, um Museu do Mito no Castelo de Scilla. Sua pesquisa se moveu na elaboração constante da estrutura mental, entre sincretismo e eteronomia, para configurar novos cenários futuros.
Em 2020, a Ordem dos Arquitetos, Pianificadores, Paesaggisti e Conservadores da província de CATANZARO conferiu o Prêmio alla Carriera.
Em 2017, obtive a idoneità como Professore Ordinario di Progettazione Architettonica e Urbana.
Recentemente apresentou em Taormina a ópera de Daniel Libeskind na ocasião da sexta edição do ThinkinGreen.
Impegnado em 1985 na revista D’Ars com Pierre Restany, eu estou interessado em vê-lo coincidir com inúmeras operações de arte. Mais recentes e seus trabalhos estão concentrados na definição de ópera escultórica relacionada ao mundo da arquitetura e urbano.
Realizza per la città di Reggio Calabria “Il Guardiano dell’orizzonte”, scultura donata alla città e collocata lungo gli spalti del Castello Aragonese.
Para a cidade de Caltanissetta, a escultura: “L’Umanimale nisseno”, realizada pela Real Maestranza di Caltanissetta e posicionada no interior do cortile do Palazzo dei Gesuiti.
Realiza para L’Ospedale Civile di Catanzaro o grupo de cultura “Emersioni” localizado na facciata do ingresso principal.
Realizza per la città di Girifalco la scultura: “Il folle volo” dedicata ai pazienti dell’ex manicomio ora ospedale psichiatrico, da collocarsi nella rotanda all’ingresso alla città.
Realizza per la città di Catanzaro la scultura: “L’angelo ermafrodita” também esta da colocarsi na rotatória de entrada alla città. Todas as óperas esculpidas são realizadas em metal verniciato.