Para quem pensa em trabalhar com arquitetura de luxo, nada é mais importante do que estar a par das principais tendências e ao mesmo tempo saber como unir as exigências da estética contemporânea com funcionalidade e requinte. 

Pensando nisso, a  URM | Faculdade Roberto Miranda está promovendo a quarta edição do Luxury Architecture Summit® Milan 2022, evento que será o ponto de virada em sua carreira.

 

Arquitetura de luxo: conceito e aspectos

A arquitetura de luxo pode ser definida pelo uso de materiais de alto padrão, desde a concepção inicial do projeto até sua finalização. Podemos observar que neste tipo de arquitetura predominam elementos como:

  • Mármores gregos, italianos e espanhóis: Bianco Carrara, Piguês, Travertino, Sivec, Calacata, Crema Marfil ou Crema Marfim, Thassos, Botticino, Ônix, Nero, entre outros;
  • Madeiras nobres: cumaru, peroba rosa, jatobá, cedro, jacarandá, carvalho, entre outras;
  • Metais premium;
  • Revestimentos cerâmicos premium, como os da marca Portobello;
  • Revestimentos tradicionais como ladrilho hidráulico, produzido artesanalmente;
  • Bancadas e pias em quartzo ou Corian®;
  • Projeto de iluminação;
  • Conforto acústico e térmico;
  • Projeto de som;
  • Uso de mobiliário assinado por artistas ou arquitetos, como Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Charles & Ray Eames, Eero Saarinen, entre outros.

 

É justo afirmar que o luxo vai muito além do que conseguimos ver no ambiente de forma superficial, pois dentro da definição do segmento há também uma série de questões, conceitos, aspectos culturais e técnicas distintas. 

Sendo assim, o que se espera de um profissional dedicado à arquitetura de luxo é que apresente um diferencial em seus projetos, capaz de proporcionar uma experiência com exclusividade e autenticidade.

Esta vertente da arquitetura prioriza sobretudo elementos de alta qualidade, mas não se limitando somente aos materiais. Isso porque os pontos que compõem o mercado de luxo esbarram em muitas concepções pessoais, priorizando a experiência acima de tudo.

É necessário que o profissional saiba como lidar com diferentes perfis, com gostos e preferências distintas, mas com um mesmo nível de exigência. 

Ou seja, um cliente pode preferir ambientes maximalistas, com mobiliário extravagante, mix de estampas e texturas. Por outro  lado, há clientes mais adeptos ao conceito minimalista, que podem preferir a neutralidade e a monocromia nos ambientes. E ambas as situações podem contar com elementos tradicionais da arquitetura de luxo. 

Vale ressaltar que tudo o que envolve estética é fluído. Tendências podem ir e vir, mas clássicos sempre serão clássicos. Portanto, é fundamental que o profissional tenha um olhar treinado, esteja antenado com as culturas, os costumes e saiba como sugerir e combinar diferentes conceitos.

 

Por que estudar arquitetura de luxo

A arquitetura voltada para o mercado de luxo é uma realidade em todo o mundo e está em processo exponencial de desenvolvimento. De fato é bastante alta a procura por profissionais que sejam capazes de desenvolver projetos de alto padrão e captar aquilo que o cliente exige.

De olho nessa necessidade, o Luxury Architecture Summit® Milan 2022 tem como objetivo promover uma visão de projeto direcionada ao exigente mercado de luxo, levando em conta suas necessidades e usos, para a elaboração de projetos arquitetônicos que estejam em conformidade com as expectativas do nicho. 

Massimiliano Fuksas, Karim Rashid, João Armentano, Patrícia Anastassiadis, Marcio Kogan e uma constelação de arquitetos e designers famosos fazem parte do corpo docente da URM.

Ao final dessa experiência, os alunos serão capazes de aplicar procedimentos e conceitos de altíssimo requinte em projetos variados. Além disso, a vivência em uma das cidades mais sofisticadas do mundo proporcionará ao profissional um panorama global e multicultural do atual mercado de luxo ligado à arquitetura e interiores.

 

O que é o Luxury Architecture Summit® Milan

De dois em dois anos, o Luxury Architecture Summit® Milan reúne profissionais renomados da arquitetura e do design de interiores mundial em um evento bastante completo e imersivo.

As edições contam com aulas exclusivas, painéis de discussão, tendências e insights sobre o futuro do mercado de arquitetura de alta gama.

Realizado desde 2015, este Summit já reuniu professores de Chicago, Texas, Paris, Barcelona e Milão. O resultado sempre foi uma incrível troca de experiências e de conhecimentos valiosos. 

Além disso, o Summit conta com visitas técnicas guiadas, tours culturais e alta gastronomia. De fato, trata-se de um encontro único e inesquecível.

As edições anteriores ocorreram nos seguintes locais:

  • 2015 – Armani Hotel Milano;
  • 2017 – Four Seasons Hotel Milano;
  • 2019 – Armani Hotel Milano​.

 

Programação do Luxury Architecture Summit® Milan

O Luxury Architecture Summit® Milan 2022 acontecerá em 4, 5 e 6 de Junho de 2022 (Salone del Mobile). Será um evento bastante completo e pretende passar por uma variada gama de conceitos e possibilidades. A programação contempla os seguintes tópicos:

  • Uma retrospectiva histórica da arquitetura de luxo;
  • O novo consumidor do luxo;
  • Arte na arquitetura de luxo e design de interiores;
  • Arquitetura em ambientes extremos;
  • Construindo em Marte;
  • Conciliando tradição, tecnologia e luxo;
  • Visitas técnicas.

 

A programação oficial dos três dias acontece entre 09h e 18h. Já a programação social, que é opcional, ocorre todos os dias ao longo do Summit, das 19h às 21h.

 

O que fazer em Milão

Milão é sem dúvida uma das cidades mais charmosas da Itália. Referência mundial em elegância e requinte, foi fundada em 590 a.C. e é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Atualmente ela representa um dos principais centros de atividade industrial, comercial, financeiro e universitário da Itália. 

Confira a seguir alguns dos passeios mais atraentes da “capital da moda”:

 

Piazza e Catedral Duomo

Uma das principais praças italianas, fica bem no centro de Milão. Ela abriga o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II. Uma das marcas registradas da praça e da cidade é a Catedral Duomo di Milano, construída entre 1386 e 1813.

 

Teatro Alla Scala de Milão

Trata-se de um dos melhores teatros de ópera do mundo. Toda sua exuberante construção, que data de 1778, foi feita para substituir o antigo Teatro Regio Ducale, que foi destruído por um incêndio.

 

Quadrilátero da Moda de Milão

Trata-se de um complexo de lojas que engloba as ruas Alessandro Manzoni, Venezia, Della Spiga e Via Montenapoleone. Nessa região da cidade é possível encontrar as mais renomadas grifes.

 

Castelo Sforzesco

Símbolo da história e da cultura da cidade, sua construção data do século XV e era habitada pelo Duque de Milão, Francesco Sforza. O castelo já passou por inúmeras mudanças até chegar àquilo que se observa nos dias atuais.

 

Parque Sempione

Bem atrás do Castelo Sforzesco há um parque lindo que é denominado Sempione. No passado, ele era o jardim do referido castelo. Logo, só era frequentado pela família real. Hoje, ele pode ser visitado por qualquer pessoa.

 

Galeria Vittorio Emanuelle II

Essa galeria liga a Praça Duomo à Praça Scala e, assim, forma um octógono no centro, o qual tem uma cobertura de ferro e vidro bastante luxuosa. Durante a Segunda Guerra Mundial, o lugar foi quase todo destruído, hoje em dia a galeria foi reformada e abriga muitas lojas de marcas famosas e excelentes cafés e restaurantes.

 

Milão: famosa na arte, moda e arquitetura

Para quem pretende expandir seus conhecimentos acerca do mercado de arquitetura de luxo e ampliar a vivência com culturas diferentes, o Luxury Architecture Summit® Milan 2022 é com certeza o destino certo.

Sem dúvida essa experiência será capaz de mudar sua vida e sua percepção do que é o segmento de luxo no universo da arquitetura. Quer saber um pouco mais sobre Summit e sobre a URM | Faculdade Roberto Miranda? Confira nossa apresentação e prepare-se para uma viagem maravilhosa!